Transições

2 participantes

Ir para baixo

Transições Empty Transições

Mensagem  Rui_Riça Ter Jan 22 2013, 11:04

Cumprimentos a todos os membros do Fórum!

Foi com grande prazer que recebi o convite de dois amigos e que decidi aceitar para participar neste fórum. Só aceito discutir sobre do tema em questão lançado, bem como sugestões de temas para discussão.

Acredito que há muitos assuntos interessantes que podem ser abordados aqui, sempre no intuito de crescermos todos, enquanto profissionais ou simplesmente apaixonados desta modalidade.

Sendo o futebol o desporto coletivo mais praticado em todo mundo, tem desde logo uma importância muito relevante, enquadrada no contexto sociocultural desportivo. É habitual ouvir dizer que o futebol é de todos e para todos e a sua linguagem é universal.

A escolha deste tema foi-me sugerida pelo amigo Marcelino Melo, que serve também como título da “Rubrica”.

A palavra “Transição” é, presumivelmente, uma das mais utilizadas no futebol atual. Mas, no entanto, são poucos aqueles que a sabem utilizam de forma correta. Para muitos, uma “Transição Ofensiva” é uma forma pomposa de dizer “Contra-ataque” e uma “Transição Defensiva” não é mais do que a tradicional “Recuperação Defensiva”.

Parece-me essencial esclarecer o que são, afinal, na minha ótica, as transições e atestar que esses conceitos estão a ser mal empregues por muita gente com voz ativa do nosso futebol.

O jogo de futebol divide-se em 4 momentos dinâmicos, são eles: Organização Ofensiva, Organização Defensiva, Transição Ofensiva e Transição Defensiva. Os momentos de transição são aqueles que estão entre os momentos Ofensivos e Defensivos.

A Transição Ofensiva é o momento em que a equipa recupera a posse de bola e tudo o que acontece logo após essa recuperação. Normalmente, tem a duração de 4 a 8 segundos (dependendo dos autores);
A Transição Defensiva é o momento em que a equipa perde a posse de bola e tudo o que acontece logo após essa perda. Normalmente, tem a duração de 4 a 8 segundos (dependendo dos autores);

A recuperação da posse de bola é bem diferente de realizar um Contra-ataque. Uma Transição Ofensiva pode proporcionar um contra-ataque, um ataque rápido ou um ataque posicional, dependendo das características da equipa e do nível de organização momentânea do adversário.

Equipas muito evoluídas podem aproveitar ainda o momento de Transição Ofensiva para conservar, simplesmente, a posse de bola, com o intuito de quebrar o ritmo de jogo ou mesmo de descansar com a mesma.

Numa Transição Defensiva não é evidente que aconteça uma recuperação defensiva pois, no primeiro momento da transição, ou seja, logo a após a perda de bola, a equipa pode optar por pressionar de imediato o adversário, encurtando as linhas em largura mas não recuando, mantendo assim a posição.

Este é o meu conceito de “Transições” palavra que está muito em voga no panorama futebolístico mas que anda, por vezes, “mal” enquadrada.

Aguardo os vossos comentários e sugestões para novos temas a abordar!

Rui Riça
Rui_Riça
Rui_Riça

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Transições Empty Re: Transições

Mensagem  gdc09 Ter Jan 22 2013, 14:07

Começo por dar as boas vindas a um ídolo e agradecer o seu contributo que tanto enriquece este espaço.

Depois, esmiuçando um pouco esta primeira crónica (muito bem escolhida, diga-se), verifica-se hoje muito a tendência de todos deixarem que o "Freitas-Lobo" que existe dentro de si, se expresse...nada contra esta nova geração que se preocupa, para além dos conteúdos, em transmiti-los com uma forma e "roupagem" adequada, mas por vezes acaba-se por se perder o essencial...o futebol ainda é aquilo que o caríssimo Riça procurou desmontar, visto com olhos mais elaborados ou não, descrito mais cientificamente ou com o coração.

Já que foi aberto o desafio para sugestões futuras, deixo aqui o meu contributo lançando a ideia de, numa futura crónica, poder descrever as diferentes vivências que teve ao longo da carreira relacionadas com as diversas formas com que os técnicos procuram transmitir as suas ideias ao plantel, as vantagens e inconvenientes associadas a cada metodologia, as mais eficazes, as que servirão, no futuro, como referência quando estiver no "outro lado", etc.

Um grande bem haja.
gdc09
gdc09
Admin

Mensagens : 4162
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 44
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Transições Empty Um obrigado tardio ao comentário...

Mensagem  Rui_Riça Seg Fev 25 2013, 17:21

Desde já agradeço o comentário, pois é de facto gratificante para quem desenvolve uma determinada actividade, sentir-se acarinhado e admirado por alguém...
Também quero pedir desculpa por esta ausência pois tenho andado bastante ocupado.
Relativamente ás sugestões para futuras crónicas achei de facto pertinente alguns dos "Tópicos" sugeridos e vou pegar em alguns no futuro.
Um grande abraço e até já...

gdc09 escreveu:Começo por dar as boas vindas a um ídolo e agradecer o seu contributo que tanto enriquece este espaço.

Depois, esmiuçando um pouco esta primeira crónica (muito bem escolhida, diga-se), verifica-se hoje muito a tendência de todos deixarem que o "Freitas-Lobo" que existe dentro de si, se expresse...nada contra esta nova geração que se preocupa, para além dos conteúdos, em transmiti-los com uma forma e "roupagem" adequada, mas por vezes acaba-se por se perder o essencial...o futebol ainda é aquilo que o caríssimo Riça procurou desmontar, visto com olhos mais elaborados ou não, descrito mais cientificamente ou com o coração.

Já que foi aberto o desafio para sugestões futuras, deixo aqui o meu contributo lançando a ideia de, numa futura crónica, poder descrever as diferentes vivências que teve ao longo da carreira relacionadas com as diversas formas com que os técnicos procuram transmitir as suas ideias ao plantel, as vantagens e inconvenientes associadas a cada metodologia, as mais eficazes, as que servirão, no futuro, como referência quando estiver no "outro lado", etc.

Um grande bem haja.
Rui_Riça
Rui_Riça

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Transições Empty Re: Transições

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos